Cerca de 2 mil eleitores ficarão sem votar nas eleições deste ano na Comarca de Serra Branca

Segundo dados do Cartório Eleitoral de Serra Branca, quase 2 mil eleitores perderam o direito de votar nas eleições deste ano nas cidades integrantes da Comarca local. A Comarca de Serra Branca é composta além da cidade sede, pelos municípios de São José dos Cordeiros, Parari e Coxixola. O impedimento a esses eleitores se dá porque não realizaram o cadastro biométrico obrigatório instituído pela Justiça Eleitoral.

Ao todo, 123.885 eleitores da Paraíba tiveram os títulos cancelados para as Eleições 2018. De acordo com o TSE, mais de 3 milhões de brasileiros não vão poder votar nas eleições deste ano e quase metade desse eleitorado reside na região Nordeste.

No Estado, os dados do TER-PB apontam que os municípios que mais perderam eleitores foram Cajazeiras, com 790, no Sertão do estado, e Conde, com 631 cancelamentos, situado no Litoral Sul.

Na Comarca local, as perdas de eleitores foram as seguintes: Serra Branca: 1.006; São José dos Cordeiros: 665; Coxixola: 139; e Parari: 121. O total de votos perdidos foi de 1.931 eleitores.

Aqueles que não votaram em três eleições consecutivas, não apresentaram justificativa de ausência e não pagaram a multa pela irregularidade também estão impedidos de votar.

A consulta da situação eleitoral pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio do nome e data de nascimento da pessoa ou do número do título. O eleitor pode ainda se dirigir ao cartório eleitoral local para obter a confirmação de posse de seu titulo de eleitor.

Segundo a chefe do cartório eleitoral, uma atualização no cadastro desses eleitores só poderá ser feita após o segundo turno das eleições, quando o Tribunal Regional Eleitoral reabrir o processo, previsto para a primeira semana de novembro.

De Olho no Cariri

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print