Câmara de Serra Branca retorna aos trabalhos com aprovação de importantes projetos e bate boca entre vereadores

A Câmara de Serra Branca retomou os trabalhos nesta sexta-feira (15) e a sessão foi prolongada. Com muitos debates, projetos importantes a serem analisados e ainda com uma pitada de acirramento entre os parlamentares, o retorno dos trabalhos na Câmara deram o tom de como será a nova legislatura. O retorno do Legislativo foi marcado ainda pela volta do vereador Kléber Ribeiro à Casa Leidson da Silva.

No pequeno expediente, os vereadores se revezaram na tribuna para lamentar que o vereador Egberto Ferreira não esteja mais no mandado, mas para parabenizar e recepcionar o vereador Kléber Ribeiro, titular da vaga. Para a maioria dos parlamentares, o retorno de Kléber à Câmara fará com que o Legislativo produza mais e melhor e a relação com o Poder Executivo seja mais frutífera.

Vereador Kléber Ribeiro retornou à Câmara

No grande expediente, o vereador Guilherme Gaudêncio falou sobre o projeto de recuperação dos açudes Serra Branca I e II e ainda cobrou que o prefeito Souzinha envie à Câmara os planos de cargos e salários dos servidores da saúde e educação. Kléber Ribeiro destacou seu papel no retorno ao Legislativo e negou a provocação de que seria o líder do Governo, deixando para Diógenes Sales a continuidade da função.

Em certo momento, os vereadores Macilon Rafael e Diógenes Sales, ambos do distrito de Santa Luzia do Cariri, protagonizaram um grande bate boca, envolvendo questões locais do distrito. Macilon iniciou a discussão provocando Diógenes ao falar do vice-prefeito e seu pai, Joda Zuza, e recebeu a resposta em tom de cobrança por ações e obras do opositor nos distritos.

Vereador Valber Pinto se empenhou na aprovação de piso para os ACS e ACE

O vereador Valber Pinto utilizou a tribuna da Câmara e fez duras críticas à administração do Hospital de Serra Branca. Segundo o parlamentar, uma idosa de mais de 80 anos precisou de atendimento no hospital, mas passou 24hrs sem conseguir ser transportada para Campina Grande por falta de veículo; recebeu um diagnóstico de que seu caso não era urgente, mas ficou internada sem receber medicação na unidade. Segundo o vereador Valber Pinto, várias tentativas foram feitas por ele para tentar intermediar uma solução, mas o diretor da casa sequer atendeu suas ligações.

Paulo Sérgio Araújo, presidente da Câmara de Serra Branca

O presidente Paulo Sérgio Araújo comandou a sessão e deu um aviso claro aos vereadores. “Já imaginava que com o retorno do vereador Kléber Ribeiro à Casa os debates aqui ficariam mais acalorados. Portanto, irei seguir a risca o que diz o regimento para que todos os vereadores cumpram com seus deveres, a fim de que tenham garantidos seus direitos”. Paulo Sérgio avaliou positivamente os trabalhos da primeira sessão da Câmara e disse que continuará conduzindo a Casa com zelo e temperança.

PROJETOS APROVADOS

Ao final, foi votado o projeto de lei que adapta o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e endemias ao valor fixado pelo Governo Federal e por unanimidade os vereadores aprovaram a proposta enviada pelo Executivo. Após muita discussão entre os vereadores por conta de possíveis erros no projeto enviado pela Prefeitura, os parlamentares aprovaram também uma emenda na qual autoriza o prefeito Souzinha a pagar o novo piso aos agentes retroativo ao mês de janeiro.

A Prefeitura de Serra Branca também enviou outro projeto pedindo autorização à Câmara para cessão do prédio em que funcionava o antigo Matadouro para funcionamento de um instituto educacional. Os vereadores de oposição fizeram questionamentos aos parlamentares governistas e o projeto foi aprovado com uma emenda de Guilherme Gaudêncio, que autoriza a cessão do prédio por 6 anos, podendo ser prorrogado por mais 6 com nova permissão do Legislativo.

Assista à sessão na íntegra:

Reabertura dos trabalhos no Legislativo Serrabranquense! ACOMPANHE AO VIVO!!!

Publicado por De Olho No Cariri em Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Veja mais imagens do Legislativo de Serra Branca em seu retorno aos trabalhos:




De Olho no Cariri

Por: KLEBSON WANDERLEY em 18 de fevereiro de 2019

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!