Ministro confirma previsão para assinar ordem de serviço do Eixo Norte para março e anuncia barragem de engate rápido Coremas/Patos

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, anunciou nesta quarta-feira (22), em entrevista ao programa Correio Debate, que aguarda projeto da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba para ceder recursos para a construção de uma barragem de engate rápido entre Coremas/Mãe D’Água/Patos para amenizar os efeitos da estiagem. A obra, segundo o ministro, vai contemplar cerca de 100 mil paraibanos que sofrem os efeitos da seca.

Ainda de acordo com Helder Barbalho, a barragem de engate rápido antecede a ordem de serviço à empresa vencedora de um processo licitatório para o reinicio das obras do Eixo Norte de transposição do Rio São Francisco, cujo trabalho foi suspenso no início do ano passado pela empresa Mendes Junior Trading S.A. no empreendimento.

“Estamos buscando o calendário e assinar o documento ainda no mês de março. Vamos examinar tudo com muito cuidado para não haver judicialização do processo”, disse o ministro.

Os serviços que estavam sob a responsabilidade da Mendes Junior tiveram que ser licitados em função da construtora comunicar ao Ministério, em junho, a incapacidade de continuar com suas obrigações legais nos dois contratos da obra do Projeto São Francisco.

Com 140 quilômetros de extensão, o trecho passa por quatro municípios, sendo três de Pernambuco: Cabrobó, Salgueiro e Verdejante e um do Ceará: Penaforte, antes de chegar ao Sertão paraibano.

Cerca de 12 milhões de pessoas dos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco. O empreendimento é composto por dois eixos de transferência de água (Norte e Leste). O Eixo Leste, cuja entrada das águas é o município de Monteiro deve ser inaugurado no próximo dia 6.

 

Com ClickPB

Por: KLEBSON WANDERLEY em 22 de fevereiro de 2017

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!