Renda renascença do Cariri paraibano será atração do São Paulo Fashion Week

renda_rendeiraCianinha, mosca, pipoca, esterinha, corrente e até abacaxi. Esses são nomes de alguns pontos da renda renascença produzida na Paraíba que atraíram a atenção da estilista paulista Fernanda Yamamoto. A partir do trabalho das artesãs, ela criou a próxima coleção inverno 2016, que vai ser apresentada ao público durante o desfile na São Paulo Fashion Week, no mês de outubro.

Para dar vida à coleção, a estilista realizou visitas frequentes ao Cariri paraibano, mais especificamente, aos municípios de Camalaú, Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê e São João do Tigre. A busca por mãos habilidosas nas associações e cooperativas envolveu o trabalho de 40 artesãs que desenvolvem as peças para a coleção da grife.

Com a criação de novos pontos, a estilista realizou experimentos, criou novas técnicas e os aliou à tradição das rendeiras, que perpetuam a tradição e o requinte do artesanato. “O colorido e os tons pasteis vão predominar nas peças, algumas com aplicações para deixarem os looks mais sofisticados. Muita modelagem, tecidos, bordados, feltragem e o manual muito forte”, adiantou a estilista.

Ela disse ainda que a personalidade das paraibanas está presente em cada ponto. “Meu primeiro contato com elas foi marcante. Conheço o Brasil, São Paulo e é tudo diferente das minhas experiências. Existe uma força por trás de cada uma delas. Foi muito revelador, por isso surgiu essa vontade de descobri-las, entendê-las e mostrar isso ao mundo aliado ao trabalho que já desenvolvo”, explicou.

O estilista e consultor criativo paraibano, Romero Sousa, foi quem apresentou a riqueza presente no Cariri paraibano e sugeriu a inovação artesanal à moda da grife. “Estamos fazendo um trabalho muito forte e que mexe com a emoção. Temos trocado muita experiência neste intercâmbio cultural e, com certeza, vai ser perfeito o resultado, pois além da disciplina das artesãs, a Fernanda é focada, centrada e especialista na riqueza de detalhes”, disse Romero.

Para a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Lu Maia, a parceria é importante para evidenciar nas passarelas, mais uma vez, a renda renascença que sempre se reinventa. “Fernanda tem capacitado as artesãs sobre um novo estilo de fazer peças, novos conceitos e ajuda no financeiro no momento em que a renda é mais valorizada. Recentemente, tivemos o trabalho de biojoias das Sereias da Penha nas passarelas da São Paulo Fashion Week através do estilista Ronaldo Fraga. Por isso, estamos felizes com o reconhecimento que o artesanato paraibano tem ganhado do mundo da moda”, ressaltou Lu.

Artesanato da Paraíba
– No mês de agosto, o artesanato paraibano pode ser visto e comercializado nas feiras Craft Design (SP), Mãos de Minas (MG) e Rota 101 (PE).

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si ustedes son está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualidad puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando lo anterior “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexual calificado revisará su información adicional, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print