Prefeitos paraibanos fecham as portas e fazem mobilização na quinta-feira

timthumb (1)Os prefeitos paraibanos vão fechar as portas das prefeituras, na próxima quinta-feira (24), e promover a Mobilização Municipalista Permanente, em frente à Assembleia Legislativa da Paraíba, no Centro de João Pessoa, a partir das 9h. O movimento tem por objetivo protestar contra a política do governo federal voltada para os municípios e mostrar a real situação financeira que atravessam as prefeituras paraibanas. Às 10h, os prefeitos participam de audiência pública na Assembleia Legislativa.

A informação é do presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), José Antônio Vasconcelos da Costa, mais conhecido como Tota Guedes. Segundo ele, entre os principais pontos a serem discutidos estão os repasses do governo federal para programas mantidos nos municípios, como o Programa de Saúde da Família. Conforme a Famup, o valor per capita do Programa Saúde da Família está defasado em 58%. O programa custa três vezes mais do que a União paga aos municípios. Par a merenda escolar dos estudantes do Ensino Fundamental, segundo a Famup, o governo federal destina por aluno apenas R$ 0,30 aos municípios. A defasagem é de 32% do valor repassado pela União. Já para o transporte escolar, o valor do repasse é R$ 12,00 por mês. O programa federal acumula perda de 56,5%, e ainda há atraso nos repasses. Conforme a Famup, o governo federal mantém 397 programas que são subfinanciados.

“Tem prefeito aí que já fala até em radicalizar e entregar esses programas ao governo federal”, disse Tota.

Outros assuntos a serem discutidos são a distribuição dos royalties e o pacto federativo. No Congresso, o relator do projeto do pacto federativo é o deputado André Moura (PSC/SE) e o presidente é Danilo Forte (PMDB/CE). “Tivermos várias reuniões com o relator e nessas reuniões a gente colocou 17 propostas de interesse dos municípios, e foram acatadas 12, já foi aprovado na comissão e está indo a plenário”, informou Tota, que espera com isso que haja melhorias paras receitas dos municípios. Para ele, o atual modelo do pacto é perverso com os municípios.

A Famup convidou todos os 223 municípios paraibanos para a mobilização. “Eu acredito que pela dificuldade que os municípios estão passando, os prefeitos vão estar aqui no dia 24, eu não tenho dúvida que a gente vai fazer um grande evento”, disse Tota.

Os prefeitos reivindicam ainda desoneração de impostos e um diálogo com o governo para discutir o impacto dos aumentos salariais, o aumento do Salário Mínimo, o Piso Nacional do Magistério, e o Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde.

“A situação está insustentável. Mais de 50 municípios receberam agora no dia 10 receberam zero na primeira cota do FPM. O dinheiro que veio foi tão pouco que só deu para ser pago o INSS”, disse Tota, defendendo um encontro de contas com o INSS, porque em muitos casos a dívida dos municípios já foi paga.

Sobre o fechamento das prefeituras no dia da mobilização, a orientação da Famup é fechar apenas a parte administrativa, garantindo o funcionamento dos serviços sociais, como postos de saúde, escolas e ação social.

 

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexual puede ser ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexual calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print