Paraíba tem mais de 10 mil casos de dengue confirmados em 2015

denguemosqui-300x201A Paraíba teve 10.811 casos confirmados de dengue em 2015, conforme aponta o boletim epidemiológico nº 10, divulgado nesta quinta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O número já é três vezes maior que os casos confirmados no mesmo período – 1º de janeiro a 23 de outubro de 2014, que foi de 3.552.

No que se refere ao cálculo da incidência da doença, são 501,91 casos a cada 100 mil habitantes, o que sinaliza a epidemia para 2015. “Estes números confirmam a necessidade da vigilância ativa contra o mosquito combatendo possíveis criadouros com o auxílio da população que é o ator principal, uma vez que a maior parte dos depósitos está em suas casas”, concluiu a gerente executiva da Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega.

O número de mortes por dengue, por sua vez, caiu 62,5% em 2015. Até 23 de outubro deste ano, foram registradas três mortes, cinco a menos que o mesmo período de 2014, quando foram confirmadas oito. Este ano, as mortes foram registradas nos municípios de Alhandra, São João do Rio do Peixe e Guarabira. Outras seis mortes ainda seguem em investigação e 16 suspeitas já foram classificadas como “outras causas”.

A SES destaca que a Paraíba vem mantendo uma redução, enquanto que o panorama nacional demonstra um acréscimo de mortes confirmadas. “Mesmo com esta redução, a recomendação da SES é para que as secretarias municipais de saúde de todo o estado mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que os óbitos sejam evitados”, orientou Renata.

De janeiro a outubro, foram notificados 25.450 casos suspeitos de dengue em todo estado, enquanto que no mesmo período em 2014 foram 6.992 casos, evidenciando um acréscimo de 285,46% nos casos prováveis. No entanto, foi observada uma redução nas notificações nos meses de agosto, setembro e outubro. “Diante deste cenário, a SES recomenda manter a vigilância atuante sinalizando os casos para que sejam providenciadas as ações necessárias para o controle da doença”, disse a gerente.

Febre chikungunya
Na Paraíba foram notificados 16 casos suspeitos de CHIKV nos municípios de Pombal (1), Alhandra (1), Campina Grande (1), Umbuzeiro (2), Coremas (1), João Pessoa (3), Rio Tinto (1), Cachoeira dos Índios (1), Cajazeiras (6), sendo 15 descartados, um em investigação e um confirmado, proveniente de Feira de Santana, Bahia, em visita no município de Cajazeiras. A SES ressalta que realizou as ações pertinentes.

A SES informa que todo caso suspeito de Chikungunya é de notificação compulsória imediata e deve ser informado em até 24 horas às esferas municipal, estadual e federal. Para a notificação, os contatos da Secretaria de Estado da Saúde são: 0800 281 0023/ 3218-7331/ 98828-2522.

Zika vírus
A secretaria implantou três unidades sentinelas do zika vírus, conforme recomendação do Ministério da Saúde, nos municípios de Bayeux, Campina Grande e Cajazeiras. A Rede Sentinela é composta por unidades de saúde (chamadas de unidades sentinela) que identificam, investigam e notificam, quando confirmados, os casos do agravo em questão.

Guillain Barré
Foram informados, de julho até o momento, pelos serviços hospitalares, 19 casos suspeitos de Guillain Barré, sendo 14 descartados e cinco em investigação. O Ministério da Saúde permanece monitorando junto aos estados os casos diagnosticados da doença. Dessa forma, mesmo não se tratando de uma doença de notificação compulsória, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda a todos os serviços de saúde a comunicação à área técnica da vigilância epidemiológica – Núcleo de Doenças Transmissíveis Aguda e a Coordenação dos Núcleos Hospitalares de Vigilância Epidemiológica.

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente si sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutirlo con su profesionalismo de la saludos cordiales acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexual puede ser ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando que “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden ser causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualidad calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print