Para Cássio, região Nordeste vive tragédia anunciada

cassiocomissao2-300x198Para discutir a estiagem que atinge a região Nordeste, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB) e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), apresentaram na Secretaria Geral da Mesa, nesta quarta-feira (18), requerimento para que o Plenário da Casa realize sessão temática nesse sentido. A iniciativa foi do senador Cristovam, que contou com o apoio imediato de Cássio.

“O Nordeste vive uma tragédia anunciada. Essa sessão temática, proposta pelo senador Cristovam Buarque, é crucial para que possamos reunir todos os senadores e senadoras não apenas do Nordeste, mas do Brasil inteiro, e discutir a situação que o Nordeste brasileiro vem enfrentando com a perspectiva de mais um ciclo seco. Nós poderemos ter uma catástrofe de imensa proporção caso planos contingenciais não sejam elaborados e discutidos. Diferentemente do que ocorre em São Paulo – onde as chuvas regulares que acontecem naquele estado mantêm vivo o volume morto dos sistemas de abastecimento, sobretudo o Sistema Cantareira – no Nordeste brasileiro, a esmagadora maioria dos açudes, dos mananciais, já está no seu volume morto. Como não há chuvas regulares e, se não ocorrerem as precipitações tão necessárias, eles entrarão em colapso absoluto e secarão por completo, e não se saberá o que fazer com essas populações”, alerta Cunha Lima.

Situação insustentável
No requerimento, Cássio disse que, nos anos de secas mais intensas, o Produto Interno Bruto (PIB) agrícola, da região, chega a sofrer queda de 60%.

“O Nordeste, em especial, é a região mais afetada pela escassez de água no país. Mas, como afirmou recentemente o senador Cristovam Buarque, ‘uma das razões dessa crise é porque temos enfrentado o problema nordestino como se fosse do Nordeste e não da nação brasileira inteira. A seca no Nordeste é uma questão nacional’. Essa sessão de debates temáticos pode ser o marco inicial para a efetiva conscientização do problema”, afirmou Cássio.

Governo omisso
Na avaliação de Cássio, a crise do desabastecimento completo de água na região não nasceu da noite para o dia. Segundo ele, há mais de dois anos que alertas estão sendo dados, mas os governos (federal e estadual) não fizeram absolutamente nada.

“Nem mesmo uma campanha educativa para alertar a população. Nada para combater vazamentos e perdas gigantescas na distribuição. Omissão absurda. E ainda fazem de conta que o problema não existe”, lamentou.

Convidados
Para discutir a sessão temática, foram convidados a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi; o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo; o diretor geral do Departamento Nacional de Obras conta as Secas (DNOCS); o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); o presidente da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ; o diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa); o representante do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter), responsável pela ope ração carro-pipa, que distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais.

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente si sabe acerca de de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la saludos cordiales acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción eréctil sexualmente puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden ser causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualmente calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para ustedes son.

Por: KLEBSON WANDERLEY em 19 de novembro de 2015

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!