Hospital de Trauma de Campina promove seminário sobre a gripe H1N1‏

h1O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, realizou, na tarde desta sexta-feira, um seminário sobre a Gripe A (H1N1) e a lavagem das mãos. A abertura do Seminário – que aconteceu no auditório da unidade de Saúde – foi feita pelo diretor geral da unidade, Geraldo Medeiros.

O evento, que contou com a participação de um bom número de profissionais da área de saúde, teve o objetivo de estabelecer padrões de atendimento rápido e resolutivo para as doenças respiratórias agudas graves, dentre estas a gripe H1N1, com base em medidas de otimização do acolhimento destes pacientes (leaning e takt time) e a sequência do atendimento médico (exames, radiografias, medicações).

Na oportunidade, foram discutidas possibilidades de fluxo de atendimento, com leitos de isolamento e UTI e estratégias de segurança por meio do uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI) e lavagem das mãos.

O médico pediatra e membro de Segurança do Paciente do Trauma-CG, Flawber Cruz, destacou na sua palestra que em um cenário de crise nos sistemas de prevenção às doenças e proliferação de agentes infecciosos graves, cabe aos profissionais o correto diagnóstico e manejo dos pacientes vitimados pelas novas epidemias, dentre estas o novo surto de H1N1. Para tanto, medidas básicas de segurança do paciente, que garantem o isolamento dos casos transmissores e a proteção de profissionais e acompanhantes, são essenciais para o controle dos surtos.

De acordo com Dr. Flawber, neste sentido, a higienização das mãos dos profissionais se impõe como a estratégia mais simples e mais eficaz de prevenção da contaminação e disseminação de vírus e bactérias na assistência à saúde.

Segundo a médica infectologista do Hospital de Trauma de Campina Grande, Priscilla Sá, os sintomas da gripe H1N1 são febre mais alta, dor no corpo mais pronunciada, tosse e outros sintomas respiratórios. E os de resfriados são sintomas mais leves, sem febre ou febre baixa, tosse e coriza. Pessoas com sintomas gripais e que estão nos grupos de risco devem procurar o médico precocemente. E se houver dificuldade em respirar, procurar o hospital imediatamente e evitar a automedicação.

Para o coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Trauma-CG, o enfermeiro Dânio de Araújo, mesmo com a vacinação, as pessoas precisam continuar adotando as medidas básicas de higiene, para evitar a transmissão do vírus, como lavar a mão frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool nas mãos.

A coordenadora do curso técnico em Enfermagem da Escola Técnica Redentorista, Renata Cavalcanti, disse que eventos como esse são importantes para esclarecer aos alunos a realidade vivenciada em relação ao H1N1, bem como sensibilizá-los quanto aos cuidados com o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) que devem ser tomados na posição de estagiários.

Já o técnico de Enfermagem da Área Vermelha do Trauma-CG, Eduardo Leite, avaliou o Seminário como de extrema importância para os profissionais de saúde entender a doença, as formas de prevenções e cuidar adequadamente dos pacientes com suspeita ou com o diagnóstico confirmado da gripe H1N1.

O Seminário faz parte da programação alusiva ao Abril Verde, caracterizado em memória às vítimas de acidentes de trabalho.

 

De Olho no Cariri

Com Ascom

Normalmente la farmacia puede ser proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexual puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexual calificado revisará su información adicional, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print