Governo do Estado prorroga campanha de vacinação contra paralisia infantil

vacinaçaoA Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) prorrogou até o próximo dia 10 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, que terminaria nesta segunda-feira (31). O Estado tem autonomia para estender o período de vacinação e o objetivo é atingir a meta de vacinar 95% do público-alvo, crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), um total de 261.141 crianças na Paraíba.

Até agora, já foram vacinadas 205.215 crianças, o que representa 78,26% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Este número supera a meta do país, que atualmente é de 68,05%. A Paraíba está no segundo lugar no ranking de cobertura vacinal nacional, ficando atrás apenas do Estado de Santa Catarina (atualmente com 80,28% de cobertura vacinal).

“A Paraíba segue se destacando no cenário nacional da campanha devido ao trabalho de base e empenho de todos os profissionais de cada município paraibano. O novo prazo tem como objetivo imunizar o maior número de crianças possível e, consequentemente, atingir a meta instituída pelo Ministério da Saúde”, disse a enfermeira do Núcleo de Imunização da SES-PB, Márcia Queiroga.

Márcia lembra, ainda, que a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação também segue. “A atualização do cartão de vacinação não tem meta, mas continua até o dia 10 de setembro, junto com a Campanha Contra a Poliomielite. Alertamos aos pais e responsáveis que levem as crianças para a unidade de saúde mais próxima. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a paralisia infantil”, disse ela. Todas as unidades de saúde do Estado estão abastecidas com as vacinas.

Campanha – Esta é a 36ª Campanha contra a Poliomielite no Brasil e em 2015 comemora-se o 26º ano sem a doença no país, que está livre do poliovírus desde 1990. A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal é uma importante ação das gestões em saúde. Neste caso, o grupo alvo para a campanha são todas as crianças menores de cinco anos de idade.

É importante lembrar aos pais e responsáveis que não se esqueçam de levar a carteirinha de vacinação aos postos de saúde.

Poliomielite – A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente dos membros inferiores. É causada e transmitida por um vírus (poliovírus – entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, alcança a corrente sanguínea e, em seguida, pode atingir o cérebro) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição. A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo favorece a disseminação do vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresenta mais casos.

A vacina contra a poliomielite é aplicada via oral de forma rápida, segura e indolor. A criança toma apenas duas gotas, o que corresponde a uma dose. No Brasil, a vacina é dada rotineiramente nos postos da rede municipal de saúde e durante as campanhas nacionais de vacinação.

 

Normalmente la farmacia puede ser proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutirlo con su profesional de la saludos cordiales acerca de de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualmente puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando que “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualidad calificado revisará su información personal, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print