Gestores e presidentes de conselhos escolares são capacitados no Programa Nacional de Alimentação Escolar

see gestores e pres_conselhos escolares capacitados no programa nacional de alimentos (7)Gestores e presidentes de conselhos escolares da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), da Secretaria de Estado da Educação (SEE), participaram, nesta terça-feira (3), de uma capacitação voltada à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O encontro aconteceu na Escola Técnica Estadual de Mangabeira, em João Pessoa, e segue um calendário, que prevê a realização em todos os pólos de educação do Estado.

“Nosso objetivo é capacitar esses profissionais para que eles saibam lidar, de forma mais clara, com as licitações para aquisição de alimentos, principalmente, por meio da agricultura familiar. Também aproveitamos para esclarecer a maneira correta de fazer a prestação de contas do Pnae”, declarou Eli José Portela, gerente operacional de Assistência Escolar Integrada da SEE.

Uma das novidades desta capacitação é que, pela primeira vez, a SEE está firmando parceria com a Emater, com intuito de divulgar, de forma mais direta, as vantagens do Pnae junto aos agricultores paraibanos e isso deve estimular, ainda mais, a participação deles na merenda escolar. “Outra novidade é que, antes, a chamada pública para licitação de aquisição de alimentos acontecia em até 20 dias e algumas escolas faziam em até cinco dias. Agora, a chamada pública precisa ser de 20 dias completos”, explicou Portela.

Maria do Carmo Gomes Modesto foi uma das participantes da capacitação. Ela é presidente do conselho escolar da Escola Estadual João Lúcio, em Santa Rita. “É muito importante esse tipo de encontro porque nos orienta e tira dúvidas sobre as licitações e a prestação de contas do Pnae. Uma forma de evitar problemas futuros”, contou.

Outros pontos do encontro – A reunião com os gestores e presidente de conselhos escolares também serviu para divulgação do calendário da Base Nacional Comum Curricular. Até o dia 9 de novembro, todas as escolas precisam criar uma comissão para colaborar com o texto final do documento da Base. No dia 26, acontecerá a leitura oficial do documento nas escolas e, até o dia 30, acontecem as inserções das contribuições no Portal da Base Nacional.

Na capacitação, também foi debatido o desempenho dos alunos da rede estadual de ensino no Sistema de Avaliação da Educação do Estado da Paraíba (Avaliando IDEPB). O sistema foi instituído desde 2012 e anualmente realiza testes de Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática com os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e 4º ano do Ensino Normal.

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualmente puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando que “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexual calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print