Caravana do Coração atende 230 pacientes em Monteiro e Princesa Isabel‏

RicardoPuppe_Caravana-do-Cora__o-Sousa_1A 4ª edição da Caravana do Coração já atendeu 230 pacientes. As atividades começaram nessa segunda-feira (4), às 8h, na cidade de Monteiro, e na terça-feira (5), seguiu para Princesa Isabel. O projeto é uma iniciativa Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, e tem o objetivo de realizar um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos em crianças de 0 a 12 anos e gestantes, com idade gestacional de 22 a 28 semanas, que apresentem algum tipo de cardiopatia. A Caravana vai passar em 13 municípios paraibanos até o dia 17 de julho.

“É uma satisfação promover mais uma edição desta Caravana. Nos primeiros anos trabalhamos com cerca de 40 pessoas, este ano temos mais de 90 voluntários, o que mostra a evolução do nosso trabalho. Também é muito gratificante dizer que, no momento, a maioria dos participantes da caravana é composta por paraibanos que acreditaram nessa ação. Temos, ainda, a adesão de profissionais de Portugal, Inglaterra, Japão e Estados Unidos. Durante as duas semanas de trabalho, serão formadas equipes que farão atendimentos específicos aos pacientes, de forma igualitária”, observou a presidente da ONG Círculo do Coração e coordenadora da Caravana, Sandra Mattos.

Ela enfatizou, ainda, que os profissionais têm muita responsabilidade no desempenho das atividades. “Todos trabalham pela saúde da sociedade. O propósito maior é cuidar das crianças carentes e suas famílias, de forma técnica, ética e social. Nossa missão é prestar serviços de excelência e usar esta oportunidade como aprendizado para melhorar sempre o atendimento na prevenção e tratamento humano da saúde”, salientou.

Em Monteiro, os serviços foram disponibilizados à população na Escola Municipal Tiradentes. Foram atendidos 101 pacientes, entre eles, 71 crianças e 30 gestantes. Entre os atendimentos, 98 passaram pelo serviço de enfermagem; 65 de cardiologia; 76 no serviço social; 67 de odontologia; 59 de nutrição; 25 de psicologia; nove em fonoaudiologia; nove em oftalmologia e dois na fisioterapia. Entre os exames feitos, foram 89 eletrocardiogramas; 36 coletas de sangue; 31 ultrassonografias fetais; 28 coletas de urina; 13 digiscope; sete ultrassonografias transfontanela e quatro exames de genética.

A ação, que acontece pela terceira vez na cidade, abrange 17 municípios da 5ª Gerência Regional de Saúde (GRS): Monteiro, Amparo, Ouro Velho, Prata, Sumé, Parari, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Cariri, São João do Tigre, Caraúbas, Coxixola, Serra Branca, Congo, Camalaú, Zabelê, Gurjão e São José dos Cordeiros.

Além dos atendimentos, a Caravana ainda promoveu cursos de primeiros socorros para profissionais de saúde e de educação e outro com foco sobre os cuidados no pré-natal somente para enfermeiros da Atenção Básica.

Para a gerente da 5ª Gerência Regional de Saúde (GRS), Ravena Farias, o maior destaque da Caravana deste ano foi o atendimento às crianças com microcefalia. “Isso foi um ganho muito grande para a nossa região. Em Monteiro, foram atendidas 11 crianças com microcefalia e, embora, elas já recebam atendimento, a assistência recebida na Caravana é de extrema importância porque disponibiliza exames e especialidades que são oferecidos somente em outras cidades, regiões e, às vezes, até em outros estados”, disse.

Em Princesa Isabel, as atividades começaram na manhã da terça-feira (5), na Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho. A ação beneficiou pacientes de Água Branca, Imaculada, Juru, Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares.

Foram atendidos 129 pacientes, entre eles, 97 crianças e 32 gestantes. 120 pacientes passaram pelo serviço de enfermagem; 118 no serviço social; 115 na nutrição; 85 em cardiologia; 78 de odontologia; 22 de psicologia; nove em fonoaudiologia e seis na oftalmologia. Entre os exames feitos, foram 89 eletrocardiogramas; 37 coletas de sangue; 34 coletas de urina; 24 ultrassonografias fetais; 13 digiscope e três ultrassonografias transfontanela.

De acordo com a gerente da 11ª Gerência Regional de Saúde, Joelma Muniz, receber a Caravana é sempre uma experiência exitosa. “As atividades são de grande relevância para a população local. Os pacientes da nossa região sempre recebem os serviços prestados pela Caravana com grande satisfação, afinal, moramos distante dos grandes centros e não dispomos dos serviços ofertados com tanta facilidade. Ficamos sempre muito felizes, principalmente, por saber que nossa população está sendo atendida por profissionais extremamente competentes”, frisou.

Meta – A IV Caravana do Coração terá duração de duas semanas, com o objetivo de aumentar o número de pacientes atendidos e capacitações por meio de um maior contingente de profissionais. Para este ano, a meta é atender cerca de 1.300 pacientes, entre gestantes e crianças, totalizando 15 mil atendimentos, tendo em vista que cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes nas mais diversas especialidades: Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.

A intenção é atender até 100 pacientes por cidade. Além disso, serão feitas até 315 capacitações profissionais por cidade – até 25 especializações em Ecocardiograma Fetal; 120 atualizações em Enfermagem; 120 qualificações em Ausculta Eletrônica; 25 em Enfrentamento da Microcefalia e 25 em Propriedade Intelectual.

Novidades – Uma das novidades este ano é o engajamento de profissionais de saúde internacionais, com objetivo de realizar estudos relacionados ao atual surto de microcefalia. O CDC dos Estados Unidos trará um pediatra, um neurologista, um oftalmologista, um geneticista e um ultrassonografista. Da Inglaterra, a equipe terá um infectologista e um jornalista. De Portugal, três engenheiros da computação. Do Japão, especialistas de doenças infecciosas, patologia e imagem. Ao todo, são cerca de 20 professores e pesquisadores.

Está previsto, ainda, o lançamento do Projeto de Humanização e Capilarização – Família do Coração. O objetivo geral é formar um grande círculo de famílias do coração na Paraíba, aproximando as realidades e promovendo troca de experiências.

Outra novidade para este ano é que serão prestados, também, serviços de saúde bucal – avaliação, orientação, distribuição de kits de escovação e aplicação de flúor. Além disso, bebês com microcefalia também serão assistidos pelo projeto.

Programação

Nesta quarta-feira (6) a Caravana do Coração passou pela cidade de Itaporanga e segue nesta quinta-feira (7) para Cajazeiras.

Sousa: 08/07

Catolé: 09/07

Pombal: 10/07

Patos: 11/07

Picuí: 12/07

Esperança: 13/07

Guarabira: 14/07

Mamanguape: 15/07

Itabaiana: 16/07

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando ustedes son compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexual puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando lo anterior “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexual calificado revisará su información personal, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print