Cagepa alerta risco de banhistas serem sugados por bombas em açude de Boqueirão

timthumb (1)A presença de banhistas em cima das bombas e na água próximo ao sistema de captação flutuante instalado no açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, no Cariri paraibano, tem preocupado a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa). Segundo o órgão, existe o risco de pessoas serem sugadas pelas bombas elétricas caso fiquem próximas, na água, ou que sofram descargas elétricas ao encostarem no equipamento.

“Mesmo que as bombas estejam sem funcionar, tem a eletricidade. Então já é um risco de choque elétrico. Quando as bombas estiverem em funcionamento, o perigo é a sucção de pessoas e objetos. De acordo com o fabricante do sistema, o que estiver a 1,5 metro próximo já corre um risco de sucção”, disse o gerente.

Na semana passada, a Cagepa recebeu imagens feitas por moradores da cidade em que crianças aparecem brincando em cima dos equipamentos e nadando próximo ao local de captação.

O laboratorista Zumildo da Silva conta que há alguns anos a fiscalização de banhistas no local era melhor. “Tinha uma época em que existia muita segurança, quando Dnocs estava mais na ativa e impedia mais que tomassem banho”, disse ele.

O gerente Ronaldo Menezes destacou que a Cagepa não é gestora das águas do açude de Boqueirão, mas que faz apenas a recomendação, frisando ainda que a Agência Nacional Águas (Ana) definiu que água deve ser usada apenas para consumo humano e de animais. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), nesta segunda-feira (4) o açude estava com apenas 10,4% da capacidade. O reservatório abastece Campina Grande e mais 18 cidades do Agreste paraibano.

O sistema foi instalado no fim do ano passado no açude de Boqueirão com a intenção de que a captação da água seja flutuante, devido o baixo nível de volume do manancial, que está ameaçado de entrar no volume morto a qualquer momento. A previsão era de que as bombas começassem a operar em janeiro, mas as condições do açude favoreceram a continuação de captação com o sistema convencional.

Normalmente la farmacia puede ser proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutirlo con su profesionalismo de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción eréctil sexual puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando que “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden ser causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexual calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print