Ação anti-Aedes esteve em 79% das casas no país, diz ministro da Saúde

timthumbO ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse nesta segunda-feira (29) que a ação contra focos do mosquito Aedes aegypti esteve presente em 79% dos domicílios urbanos brasileiros. A meta do governo federal era visitar 100% das casas até o fim de fevereiro. A ação foi efetiva em 64% dos casos. Em 15% dos lares do país, não havia ninguém na residência.

Segundo o ministro, a prioridade é estar presente nas capitais e nas cidades com mais de 50 mil habitantes com incidência de dengue igual ou maior a 100 casos por 100 mil habitantes, entre novembro e dezembro de 2015.

De acordo com o ministro, não há prazo para que todas as residências sejam inspecionadas. Castro diz que as ações são de responsabilidade de estados e municípios.

“Vários estados já conseguiram visitar 100% das residências. Nos que não fecharam, estamos estimulando, ligando e permanentemente cobrando e exigindo [das salas estaduais criadas para monitorar o avanço das doenças relacionadas ao Aedes].”

As visitas podem ser feitas por agentes comunitários de saúde, membros do Exército ou da Polícia Militar, por exemplo. Em dezembro passado, o governo tinha estabelecido que visitaria todos os imóveis até o fim de janeiro. Ao fim do primeiro prazo, o secretário-executivo do ministério, Neilton Oliveira, negou que a meta tenha sido descumprida. “Não há insegurança e não há nenhum atraso. A gente está tranquilo”, disse. “A prioridade não é matar o mosquito. É não deixá-lo nascer.”

O mosquito Aedes aegypti pode transmitir dengue, febre amarela, chikungunya e o vírus da zika – ligado à microcefalia. O ministro Marcelo Castro disse ao G1 que o governo brasileiro vai passar a adotar a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que sejam revisados os critérios para qualificar uma criança com a malformação.

Até então, o Brasil considerava um bebê suspeito de microcefalia aquele que tivesse perímetro da cabeça igual ou menor a 32 cm – conforme recomendava a OMS. A organização mudou na semana passada o critério. Agora, a medida cai para 31,9 cm para meninos e 31,5 cm para meninas.

O ministro admitiu que o novo parâmetro reduz o número de casos considerados suspeitos. “Vai ser uma análise mais precisa, e isso não trará nenhum problema porque os casos só são confirmados após exames.” Segundo Castro, a mudança será adotada “imediatamente” e só deve ser sentida no balanço de casos de microcefalia a ser divulgado na semana que vem.

 

Com G1

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutirlo con su profesional de la salud acerca de de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualmente puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando lo anterior “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualidad calificado revisará su información personal, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

Por: KLEBSON WANDERLEY em 1 de março de 2016

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!