Uma das mais antigas cidades do Cariri, Taperoá celebra 131 anos de Emancipação Política

Foto: Francisco Mendes

A cidade de Taperoá, uma das mais antigas cidades do Cariri paraibano, completa nesta sexta-feira, 6 de outubro de 2017, 131 anos de emancipação política. Cidade que possui um rico patrimônio histórico e cultural, Taperoá é terra de celeiros da cultura paraibana como: o cantor Fuba de Taperoá; o Rei dos Oito Baixos, José de Abdias; o cantor e compositor, Vital Farias; o escritor Raul Machado e entre tantos outros que fizeram e fazem a história da cidade.

O município de Taperoá ficou famoso nacionalmente, pois o escritor paraibano Ariano Suassuna, que residiu na cidade, considerava-se taperoaense de coração e a cidade acabou sendo inspiração para duas de suas principais obras. O livro “O Auto da Compadecida” e o romance da “Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai – e – Volta”, acabaram virando produções cinematográficas e televisivas.

Taperoá é também possuidora de pontos turísticos naturais como os Sítios Arqueológicos “Lagoa do Escuro” e “Pau Leite”, além da Pedra Furada e a Serra dos Picos, considerada um dos pontos mais altos da Paraíba.

A Prefeitura Municipal de Taperoá, decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (6) e fará uma programação especial em comemoração aos 131 anos de emancipação política.

Confira:

Minicursos e oficinas – das 09h às 17h

Curso de Teatro de Rua

Curso de Luteria

Oficina de Violino

Apresentações musicais – às 19h

Orquestra Sinfônica Gente que Encanta – Instituto Cultural Casa do Berádêro

Troféu Zé de Abdias – às 20h

Homenagem aos artistas da terra

Shows – a partir das 21h

Poeta Humberto Guedes e Banda Cavalo de Aço

Dida Pachequinho

Bebel Silva e Banda

 

De Olho no Cariri

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print