TRE-PB inscreve voluntários para as eleições 2018; confira

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) comunica aos interessados que as inscrições para voluntários que desejam trabalhar nas Eleições Gerais de 2018 vão até 08 de agosto.

O eleitor interessado tem a opção de escolher em participar do apoio logístico ou na função de mesário.
A iniciativa visa a ampliar o número de colaboradores com a Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea.

O apoio logístico aos trabalhos eleitorais nas eleições deste ano será uma inovação e já conta com 650 inscritos.

Os voluntários atuarão em fases distintas do processo, como a preparação de urnas e suporte durante a votação e transmissão de resultados.

A função desempenhada pelos mesários é também considerada de fundamental importância, uma vez que o trabalho deles garante o funcionamento normal das seções eleições durante o pleito. Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição, estão: presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º secretário e suplente.

Em todos os casos os voluntários receberão instruções e treinamentos para executar as tarefas.

O serviço prestado pelo voluntário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições, dois dias de folga para cada dia em que trabalhar nas eleições e participar dos treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função e serve de critério de desempate em alguns concursos públicos. Já existem estados e municípios que isentam a taxa de inscrição de concurso para os voluntários da Justiça Eleitoral.

A participação voluntária no processo eleitoral é permitida, obedecendo aos requisitos exigidos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). O eleitor tem a oportunidade de se envolver diretamente no processo democrático de escolha dos representantes do País.

Com MaisPB

Por: KLEBSON WANDERLEY em 14 de julho de 2018

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!