Programa juvenil de Gurjão concorre a prêmio nacional de Município Inovador

O Programa de Protagonismo Juvenil da cidade de Gurjão, no Cariri paraibano, está concorrendo ao “Prêmio MuniCiência”, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios e que contou com cerca de 300 projetos de todo o Brasil disputando a categoria de município inovador.

O MuniCiência faz parte do Projeto UniverCidades com plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, que tem como objetivo contribuir também para o fortalecimento de capacidades locais de implementação de políticas públicas.

É uma ação pioneira da Confederação Nacional de Municípios (CNM), destinada a gestores (as) municipais, com o objetivo de identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras implementadas pelos prefeitos e prefeitas nas cinco regiões do Brasil.

O Programa Prognatismo Juvenil, da cidade de Gurjão, concorreu com 252 em todos os país e ficou entre os 30 numa segunda seleção. Em seguida, o projeto foi selecionado entre os 15 e agora está entre os 3 no nordeste, sendo o único representante da Paraíba na disputa pelo prêmio nacional.

Votação

Para votar e ajudar a Paraíba a ganhar esse prêmio é simples. Basta clicar aqui, buscar por Gurjão-PB, cadastrar seu e-mail e confirmar a votação. Os votos podem ser dados até o dia 20 de abril e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 27.

Programa de Protagonismo Juvenil

O projeto busca fomentar um Programa com Componentes Curriculares, interdependentes e complementares, de incentivo a formação básica dos jovens da cidade de Gurjão.

O programa é desenvolvido em duas etapas e na primeira delas, os articuladores desenvolveram atividades que estimularam os jovens a definir suas competências e identificar suas habilidades, assim como melhorar sua autoestima diante de seus sonhos.

Na segunda etapa, que começará a ser executada agora, os jovens terão acesso a cursos técnicos e profissionalizantes, a fim de estimular seu conhecimento e potencializar sua entrada no mercado de trabalho.

“A visibilidade nacional desta iniciativa inovadora pode estimular a adoção desse projeto em outras cidades do Brasil, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a juventude. Eu e a população de Gurjão nos sentimos orgulhosos de ver nossa ideia entre as finalistas desse prêmio nacional”, comentou o prefeito Ronaldo Queiroz.

Após a segunda etapa do projeto, o objetivo do município de Gurjão é criar o Conselho Municipal de Juventude, integrando jovens participantes do programa.

Por: KLEBSON WANDERLEY em 23 de março de 2018

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!