Prefeitura de São José dos Cordeiros promove a III Semana do Bebê

Dentro da política de atividades do Selo Unicef no município, a Prefeitura de São José dos Cordeiros realiza desde segunda-feira (10) a III Semana do Bebê. A ação virou lei desde o ano passado, quando a cidade foi contemplada com o Selo Amigo da Criança, do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

A Semana do Bebê contempla diversas atividades e é promovida de forma conjunta pelas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Seu objetivo é fortalecer a política de preservação da saúde na primeira infância, isto é, junto a crianças de 0 a 4 anos de idade.

Atividades interdisciplinares estão sendo promovidas, não apenas voltadas aos bebês, mas às crianças atendidas pela creche, aos seus pais e às gestantes de São José dos Cordeiros. A programação começou na última segunda (10) com a apresentação da banda ecológica, implantada junto a alunos da rede municipal, na creche Euridice Andrade Farias, além de oficinas para produção de brinquedos.

Na terça-feira (11), foi realizado o Dia “D” da Semana do Bebê, com várias atividades da área de saúde oferecidas na Unidade Maria Helena de Brito. Foram realizadas palestras com a médica, a odontóloga, nutricionista e enfermeiras da estratégia de saúde da família com temas diversos voltados aos pais das crianças.

Nesta quarta, integrado ao programa Saúde na Escola, as odontólogas Dra. Priscila e Dra. Lorena foram até a creche fazer o trabalho de escovação supervisionada junto às crianças. Ações foram levadas ainda para a zona rural, na UBS do Cardoso.

Nesta quinta-feira (13), as atividades da Semana do Bebê serão desenvolvidas junto às crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da Escola Mundo Encantado. Já na sexta-feira (14), haverá uma palestra com integrantes do Corpo de Bombeiros de Campina Grande, que refletirá junto aos pais medidas de prevenção de acidentes domésticos envolvendo crianças. A palestra ocorrerá no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 09hrs.

Para a secretária de saúde do município, Dra. Petruska Bezerra, a Semana do Bebê este ano ganhou uma nova formatação, que com certeza veio para ficar. “Enquanto no primeiro ano e até em outras experiências que conhecemos, a Semana do Bebê se restringe a ações para as crianças, resolvemos e está sendo um sucesso a integração de atividades voltadas não apenas aos pequenos, mas também aos seus pais, fortalecendo assim toda a rede de proteção da primeira infância”, pontuou.

 

Por: KLEBSON WANDERLEY em 13 de setembro de 2018

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!