Prefeitura de Livramento realiza mutirão para lançamento do ID Jovem no município

A Secretaria de Assistência Social de Livramento através do programa Bolsa Família e cadastro único realizou na manhã desta quarta-feira (11) no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) o mutirão do ID jovem (Identidade Jovem). Na oportunidade foram geradas carteiras, além de informações passadas sobre a utilidade do seu uso.

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Na ocasião os jovens também foram convidados a participar de grupos de convivência no CRAS, que será formado no próximo mês.

Entre as condições para ter direito a carteira do ID Jovem estão:

Ter entre 15 e 29 anos

O benefício vale também para não estudantes.

Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal

Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.

Ter renda familiar de até dois salários mínimos

Participar de algum programa social

O jovem que não pode se fazer presente ao mutirão e se enquadra nos critérios exigidos pelo programa pode procurar a secretaria de Assistência Social, gerar seu Nis, imprimir sua identidade e procurar o CRAS que funciona de segunda a sexta para ingressar no Grupo de jovens.

Com Ascom

Por: KLEBSON WANDERLEY em 12 de abril de 2018

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!