Núncio Apostólico dá posse a Dom Manoel Delson neste sábado em João Pessoa

A posse canônica que valida Dom Manoel Delson como Arcebispo da Paraíba acontece às 9h deste sábado (20), com missa na Catedral de Nossa Senhora das Neves, que vai contar com a presença do Núncio Apostólico para o Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. A celebração vai ser exclusiva para bispos, padres, seminaristas e religiosos.

O cerimonial da litugia prevê que no início da celebração, Dom Delson vai ser acolhido no adro da Catedral por Dom Giovanni e pelo Administrador Apostólico, Dom Genival Saraiva, junto com o Colégio dos Consultores. O pároco da Catedral, padre Rui Braga, entrega o Crucifixo a Dom Delson, que o beija.

Em seguida, Dom Delson recebe o aspersório da água benta, asperge a si mesmo e à assembleia, é conduzido à Capela do Santíssimo Sacramento, onde se ajoelha para um breve momento de adoração e, logo após, dirige-se à sacristia para vestir os paramentos para a cerimônia. Durante a missa, o Núncio entrega o Báculo Pastoral a Dom Delson, que representa sua função de pastor da Igreja na região metropolitana de João Pessoa.

Celebração com os fiéis

A celebração aberta a todos o fieis acontece ainda neste sábado, às 16h30, no ginásio Ronaldão, no bairro do Cristo Redentor, também em João Pessoa, presidida pelo bispo.

Após a saída de Dom Delson, a Diocese de Campina Grande vai ficar sob os cuidados de um administrador diocesano, que vai ser escolhido pelo Conselho de Consultores, composto por cinco padres da diocese. Essa decisão só pode ser tomada depois da posse formal do bispo na nova diocese, em reunião que deve acontecer entre os dias 22 e 23.
Bispo é mestre em Comunicação

Dom Delson estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis, em Nova Veneza, e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador, na Bahia. É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.

Foi ordenado sacerdote em 1980 na Arquidiocese de Feira de Santana, onde também recebeu sua ordenação episcopal em 2006 para assumir Diocese de Caicó. Em 2011 foi eleito vice-presidente do Regional Nordeste 2, que compreende os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, sendo reeleito em 2014 para exercer o mandato até 2018.

Ele foi nomeado bispo de Campina Grande em 2012, que compreende 61 cidades, onde estão 63 paróquias. Neste período, ele ordenou 17 novos padres e três diáconos permanentes, além de criar nove paróquias.

Novo Arcebispo

Dom Delson foi anunciado novo arcebispo da Paraíba, que compreende a região metropolitana de João Pessoa, no dia 8 de março. Desde a renúncia de Dom Aldo di Cillo Pagotto, após carta em julho de 2016, a Arquidiocese da Paraíba seguia sob o comando de Dom Genival Saraiva de França.

Dom Delson é natural da cidade de Biritinga, na Bahia, e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA). É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.

Foi ordenado sacerdote no dia 5 de julho de 1980 na Arquidiocese de Feira de Santana (BA) e na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na diocese de Caicó no dia 8 de outubro daquele ano e permaneceu até agosto de 2012, quando foi nomeado bispo de Campina Grande.

Com G1 PB
Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print