Nova versão do WhatsApp muda jeito de mandar áudio no Android; saiba como

O WhatsApp começou a testar a função de trava de mensagem áudio para smartphones Android. Disponível para iPhone (iOS) desde novembro de 2017, o recurso permite deixar o microfone do celular ativado para gravar a voz sem precisar manter o botão virtual pressionado. O serviço se mantinha exclusivo no sistema da Apple, e agora pode estar disponível para aparelhos com o sistema da Google.

O travamento do microfone para compartilhar áudio apareceu primeiro de forma experimental na versão 2.18.71 do WhatsApp Beta para Android, que costuma antecipar novidades que ainda serão liberadas para a versão estável. A tendência é que o recurso seja levado para todos os usuários do WhatsApp nas próximas atualizações do aplicativo.

O funcionamento da trava é o mesmo da versão para iOS. Ao pressionar o botão de microfone para enviar um áudio, o ícone fica maior do que antes e permite um deslize para cima para ativar um bloqueio. O usuário sente uma pequena vibração para alertar que o microfone está travado. A partir daí é possível continuar falando com as mãos livres, usando um único toque para enviar. O método convencional, que exige pressão constante no botão, segue disponível.

Segundo o portal WABetaInfo, o WhatsApp também testa uma novidade que permite ouvir a sua própria mensagem de voz antes de enviar na conversa. O recurso está oculto na versão Beta, mas deve ser habilitado em breve em uma atualização futura. Essa função específica também não está disponível no iPhone.

O WhatsApp Beta também exibe uma novidade para o pacote de stickers. Apesar de ainda não estar disponível para usar, o aplicativo já mostra um botão para baixar pacotes temáticos prontos de figurinhas com a indicação do tamanho do kit.

Outras novidades

A trava de áudio chega um dia depois do WhatsApp estender o prazo para apagar mensagens de forma definitiva no chat. Na segunda-feira (5), a versão Beta aumentou de sete minutos para mais de uma hora o tempo limite para permitir o cancelamento do conteúdo enviado.

Em fevereiro, as principais novidades do mensageiro ficaram por conta de um atalho para ver citações e respostas, novas descrições em grupos e uma maneira simples de apagar mensagem por tipo de conteúdo.

Com TechTudo e WABetaInfo

Por: KLEBSON WANDERLEY em 7 de Março de 2018

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!