Mais de 147 milhões de eleitores estão aptos a votar

O Tribunal Superior Eleitoral traçou um perfil do eleitorado brasileiro neste ano. Os dados foram divulgados pelo presidente do Tribunal, ministro Luiz Fux. Em outubro, serão 147 milhões de pessoas, ou 70% da população brasileira – aptas a expressar no voto quem atende aos seus anseios. Serão 4,5 milhões a mais do que em 2014.

São Paulo ainda é o maior colégio eleitoral, com mais de nove milhões de pessoas. O menor colégio é em Serra da Saudade, em Minas Gerais. No país, as mulheres são mais de 52% por cento do eleitorado.
Antes dos 18 anos e depois dos 70, o voto é facultativo. Neste ano haverá menos adolescentes votantes em relação às últimas eleições e mais idosos do que quatro anos atrás.

Pela primeira vez, transexuais e travestis terão o nome social respeitado no título de eleitor: serão mais de seis mil pessoas que terão esse direito garantido. Além disso, quase um milhão de eleitores declararam ter alguma deficiência ou mobilidade reduzida e vão contar com salas acessíveis. Para isso, elas precisam pedir transferência para uma seção especial até 23 de agosto.

Com Agência Brasil

Por: KLEBSON WANDERLEY em 2 de agosto de 2018

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!