Estudantes fazem campanha de incentivo a cadastro de medula óssea na Paraíba

Foto: Arquivo Pessoal

Uma campanha de incentivo ao cadastro no banco de medula óssea no Hemocentro da Paraíba está sendo realizada por estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), até a próxima sexta-feira (27). Com o tema “Heróis da Medula”, a campanha, que começou na segunda-feira (23), tem como objetivo contribuir para aumentar o número de inscritos no cadastro e as chances de encontrar um doador de medula óssea compatível com pacientes.

De acordo com a coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro da Paraíba, Crisemy Benício, o banco de voluntários de doadores de medula óssea no estado possui mais de 65 mil pessoas cadastradas. Porém, apesar do número ser considerado significativo, é necessário que mais pessoas se cadastrem devido à dificuldade em haver compatibilidade.

A coordenadora explica que, durante a campanha, uma equipe do Hemocentro vai estar no Centro de Ciências Médicas da UFPB para realizar o cadastro dos candidatos voluntários. Para se cadastrar como doador, o voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos incompletos e apresentar um documento de identificação com foto.

Após o cadastro, os doadores voluntários serão encaminhados ao Hemocentro, em um veículo da instituição, através da Caravana Solidária, para realizar a coleta de sangue. São 5 ml de amostra que serão usados para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA).

Segundo um dos coordenadores da ação, Matheus de Souza, a campanha foi articulada por estudantes de Medicina em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Internacional Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA Brazil), que está presente em mais de 90 países.

Com G1PB

Por: KLEBSON WANDERLEY em 26 de Abril de 2018

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!