Chove mais de 100 mm em Monteiro e Rio Paraíba recebe forte cheia com água da chuva e da Transposição

Uma chuva com mais de 100mm provocou esperança e muita alegria à população da cidade de Monteiro, maior município do Cariri da Paraíba, assim como a todos que esperam ser beneficiados com as águas da Transposição do São Francisco. A chuva fez escorrer muita água pelo Rio Paraíba e no encontro com o Rio São Francisco fez uma grande correnteza de água descer rumo aos açudes de Poções e Camalaú.

A chuva começou por volta das 19h30 da noite deste sábado (01) e até mais de 22 horas choveu forte e sem trégua. Os pluviômetros de Monteiro marcaram entre 110 e 130 milímetros, provocando inclusive muitos alagamentos na cidade. Houve ainda uma rápida queda de energia na cidade.

Já na manhã deste domingo (02), os olhos dos monteirenses se voltaram para a entrada da cidade, junto a passagem do Rio Paraíba. A lâmina d’água vinda do canal da Transposição que era de 4,5m³/s ficou para trás e um grande volume de água desceu no caminho das águas até o açude de Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

Vídeos feitos junto a barragem de São José, pequeno reservatório que joga água para o açude de Poções, atestaram que a sangria era muito intensa e, portanto, era grande o volume de água que descia pelo Rio Paraíba.

A esperança dos caririzeiros é de que essa chuva possa continuar e acelerar a passagem das águas da Transposição pela extensão do Rio Paraíba até o açude de Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão.

De Olho no Cariri

Por: KLEBSON WANDERLEY em 2 de abril de 2017

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!