Após resolução, Detran da Paraíba implantará placas padrão Mercosul a partir de janeiro de 2020

As novas placas de veículos com padrão Mercosul devem começar a ser implementadas na Paraíba a partir de janeiro de 2020, conforme informou o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, nesta sexta-feira (28). O Conselho Nacional de Trânsito – Contran publicou nesta sexta-feira (28) uma resolução adiando para o dia 31 de janeiro de 2020 o prazo que terminaria neste domingo, 30 de junho de 2019.

Segundo ele, o órgão está com seu departamento de processamento de dados preparado. “Se fosse pra ser implementado hoje, já estaríamos com tudo pronto. Nosso departamento estará preparado para fazer as mudanças em todos os polos, de Cabedelo a Cajazeiras”, explicou.

De acordo com a nova resolução, publicada pelo Ministério da Infraestrutura, o modelo Mercosul será exigido nos casos de primeiro emplacamento do veículo; substituição de qualquer uma das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da referida placa; mudança de estado ou município; ou quando houver necessidade de instalação da segunda placa traseira.

A medida, agora, dispensa a implantação da nova placa em caso de transferência de propriedade e troca de categoria do veículo. Os veículos com placas cinzas poderão circular até o seu sucateamento, sem necessidade de substituição das placas. No entanto, a qualquer momento, os proprietários desses automóveis poderão optar voluntariamente pelo novo modelo.

Lançado no Rio de Janeiro, em setembro de 2018, o novo padrão já está disponível em outros seis estados: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. No Rio, custa R$ 193,84.

Com Click PB

Por: KLEBSON WANDERLEY em 29 de junho de 2019

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!