Agricultores recebem sementes para plantio da Safra 2016/2017

As 535 toneladas de sementes de sorgo, milho, feijão phaseolus (macassar), feijão vigna (carioquinha) e arroz tropical adquiridas pelo Governo do Estado estão sendo distribuídas com 64 mil agricultores familiares das regiões do Sertão, Cariri e Brejo, numa ação de parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Gestão Unificada e prefeituras municipais. Para isso, foram investidos recursos da ordem de R$ 4,5 milhões do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep).

A distribuição é feita por meio dos escritórios da Emater nos municípios, sendo 295 toneladas de sementes de milho, 140 toneladas de feijão vigna, 30 toneladas de feijão phaseolus, 50 toneladas de sementes de sorgo e 20 toneladas de sementes de arroz tropical.

A distribuição é realizada de acordo com o calendário agroclimático de chuvas nas regiões, segundo o calendário agrícola de Safra 2016/2017, atendendo as famílias participantes do Programa Garantia Safra. O trabalho conta com a participação de um grupo de técnicos da Gerência de Abastecimento e Pesca da Sedap, além de uma comissão designada para proceder o recebimento e distribuição das sementes pelos agricultores.

A determinação do presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, aos chefes dos escritórios da Emater é para agilizar a entrega das sementes, aproveitando o período de chuvas, o qual vem sendo cumprido à risca. O secretário da Sedap, Rômulo Montenegro, disse que a ação do Governo do Estado contempla os agricultores das regiões integrantes onde estão ocorrendo chuvas. “As condições climáticas no estado são diferenciadas, com o governo fazendo esse grande esforço para distribuir as sementes no momento com relação às chuvas”, destacou.

Cabe a cada agricultor uma percentagem de 10 quilos de milho e cinco de feijão vigna ou phaseolus, 10 quilos de sementes de sorgo e 40 quilos de arroz, limitado para um hectare, podendo variar conforme o tamanho da área do produtor. Na entrega da semente, o agricultor beneficiado apresenta documento de identificação, como RG e CPF, assina declaração comprovando o recebimento dos quantitativos.

Nesta semana, ocorreu a entrega de sementes para agricultores de dez municípios da Região de Itabaiana: Ingá, Salgado de São Felix, Juripiranga, São Miguel, Mogeiro, Pedras de Fogo, Itabaiana, Itatuba, Riachão do Bacamarte e Pilar.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print