Açude de Boqueirão atinge 2,9% do volume

O açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e região chegou a apenas 2,9% de sua capacidade nesta segunda-feira (17), conforme medição da Agência Executiva das Águas da Paraíba (Aesa).

O reservatório acumula apenas 12.033.035 metros cúbicos, enquanto sua capacidade é de 411.686.287 m³. O presidente da Aesa, João Fernandes, explicou que a redução do nível do reservatória já era prevista. “Na verdade nossa previsão era de que em meados de abril chagasse a 10 mil metros cúbicos, o nível está até melhor que o previsto”, avaliou.

A previsão da Aesa é que em cinco dias as águas da Transposição do Rio São Francisco cheguem ao açude. Conforme João Fernandes, nas últimas 24 horas as águas percorreram 1,5 km. Hoje a vazão da água aumentou em 6%, o que pode acelerar um pouco mais o caminho.

“A vazão melhorou hoje, mas ninguém sabe como está a solo. A água passa e é absorvida. A Secretaria está trabalhando para remover obstáculos que estejam no caminho para acelerar esse processo”, explicou.

 

Com Mais PB

Foto: Reprodução/TVParaíba

Por: KLEBSON WANDERLEY em 18 de abril de 2017

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!