Operação Fumacê atende Taperoá e mais oito municípios da PB « de olho no cariri

Banner 768x90px


9 de janeiro de 2017

Operação Fumacê atende Taperoá e mais oito municípios da PB



20170106202345Nove municípios da Paraíba recebem a partir desta segunda-feira (9) a Operação Fumacê, que tem como objetivo combater e bloquear a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Operação que é coordenada pela Secretária de Estado da Saúde (SES), se estende até o dia 2 de fevereiro.

O fumacê é um composto de óleo mineral que mata qualquer tipo de mosquito, além de não apresentar qualquer risco à saúde das pessoas.

Inicialmente, será realizada a operação em nove municípios, sendo eles, Mamanguape, Aroeiras, Soledade, Taperoá, Alagoa Grande, Esperança e Queimadas, Santa Cecília e Rio Tinto. Em cada município a ação ocorrerá em quatro semanas. O calendário do fumacê nos demais municípios será definido de acordo com o resultado do Levantamento do Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa).

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, a escolha dos municípios se deu por critérios técnicos. “Foram levados em consideração o índice de infestação do mosquito, os casos de óbitos em decorrência das doenças transmitidas pelo Aedes e também os casos suspeitos das doenças registrados no sistema Dengue Online”, explicou.

Renata lembra que a ação ocorrerá durante todo o ano de 2017, de acordo com o LIRAa. “A partir do resultado do LIRAa e incidência das três doenças, serão definidos os próximos municípios e as datas para a Operação Fumacê”, falou.

O LIRAa é realizado pelos Agentes de Controle de Endemias (ACEs) dos municípios e é considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle das doenças. O levantamento identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito e os tipos de recipientes com água parada, que servem de criadouros mais comuns. A pesquisa proporciona informação qualificada para atuação das prefeituras nas ações de prevenção e controle, permitindo a mobilização de outros setores, além das secretarias de saúde, como os serviços de limpeza urbana e abastecimento de água.

O LIRAa de 2017 está previsto para acontecer nos meses de janeiro (de 30 a 03/02); abril (de 24 a 28); julho (de 03 a 07) e outubro (de 23 a 27). O Ministério da Saúde assegurou aos municípios 60% dos recursos do teto de vigilância em saúde, para o primeiro semestre. O valor restante (40%) será repassado conforme o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério.

Confira a programação do Fumacê

Esperança, Mamanguape, Alagoa Grande e Queimadas – dias 09, 16, 23 e 30 de janeiro
Soledade e Taperoá – dias 09, 12, 16 e 19 de janeiro
Aroeiras – dias 09, 11, 16 e 19 de janeiro
Santa Cecília – dias 10, 13, 17 e 20 de janeiro
Rio Tinto – dias 12, 19 e 26 de janeiro e 02 de fevereiro.

De Olho no Cariri



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cwdeolho


  • Quem você gostaria que fosse o presidente da Câmara de Serra Branca a partir de 2017?

    Loading ... Loading ...


Copiright 2014. todos os direitos reservados

Fale conosco

(83) 9 9996 4948

E-mail: sjklebson@hotmail.com

Rua Manuel Duarte, 30, Centro de Serra Branca-PB