Educação empreendedora pode ajudar a reduzir relação 'teoria e prática' na escola

16274636280003622710000O número de empreendedores aumentou consideravelmente neste momento de crise em que o país vem enfrentando. Especialistas em mercado, entretanto, defendem que o empreendedorismo não deve ser apenas um refúgio aos problemas econômicos, mas sim uma prática cotidiana que deve começar desde cedo na vida de crianças e adolescentes. Ela pode ser aliada na hora de esclarecer o que o aluno pode fazer para pôr em prática o que aprende em sala de aula; acompanhe abaixo.

O Sebrae desenvolve, junto às instituições de ensino públicas e privadas, o Programa Nacional de Educação do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, que tem por objetivo desenvolver a educação empreendedora no currículo dos alunos. Na Paraíba, o projeto está em funcionamento desde 2014 e já qualificou mais de 500 professores para trabalhar o empreendedorismo dentro das salas de aula. Joseane Costa Maciel está entre esses professores.

Joseane é coordenadora do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos da Escola Municipal Cicelia Estolano Meireles, no município de Cajazeiras, a 468 km de João Pessoa. Segundo a professora, a cidade aderiu ao projeto nesta escola com o intuito de despertar o interesse de empreender em crianças e adolescentes da região.

Além da interação dos alunos, na sala de aula, Joseane notou melhorias no desenvolvimento do protagonismo de alguns deles e um crescimento, além de constatar que o espaço é bastante motivador. Já era possível ver potenciais nas oportunidades que eles criavam e assim eram estimulados a prosseguir. São três meses de aplicação do empreendedorismo em sala de aula.

Para a coordenadora, o projeto é grandioso, todos os profissionais envolvidos se apaixonam e se doam cada vez mais para passar conhecimento aos alunos. Conquistar a categoria para trabalhar com o projeto ainda é o maior desafio dessa ação.

A analista técnica do Sebrae Paraíba, Socorro Vasconcelos, explicou a importância de investir na educação empreendedora para a vida adulta de crianças, adolescentes e jovens. “O grande desafio da escola hoje é estabelecer um significado das práticas pedagógicas com o dia a dia dos estudantes. A pergunta recorrente dos alunos é: ‘o que vou fazer com isso que estou aprendendo na escola?’. A educação empreendedora, utilizada no espaço de aprendizagem, atua no processo de reflexão-ação-reflexão e é baseada na autonomia do aluno, do aprender fazendo, buscando desenvolver habilidades e competências nos jovens e colaborando para o fortalecimento do seu projeto de vida e da liberdade de decidir sobre o próprio destino”.

O Programa é desenvolvido através das parcerias firmadas entre o Sebrae, as Secretarias de Educação Municipais e Estaduais e instituições de ensino privado, que podem buscar o Sebrae para firmar as parcerias. “Nosso foco são os estudantes, mas, como estratégia, atuamos com os professores. Costumo dizer que esta é uma parceria de especialistas: o Sebrae especialista no tema Empreendedorismo e os professores especialistas em sala de aula. Os professores são capacitados pelo Sebrae para trabalhar com a metodologia em sala junto aos estudantes”, explicou Socorro Vasconcelos.

 

De Olho no Cariri

Com Portal Correio

Foto: Pedro Ribas/ ANPr

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualidad puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualmente calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print