Moradores de Monteiro denunciam abandono da transposição do São Francisco, que não recebe água há 5 meses

Moradores de Monteiro, no Cariri da Paraíba, denunciam que o canal da transposição do Rio São Francisco no município parou de receber águas desde fevereiro deste ano. A população está sendo abastecida por carros pipa e o trecho da transposição tem rachaduras, além de plantas nas margens e dentro do canal de concreto.

O morador Vicente Simões disse que uma obra que foi tão sonhada pela população, tá sendo negativa atualmente e cobrou uma posição das autoridades políticas do Estado.

O bombeamento deve ser retomado em 60 dias após conserto de um problema na barragem de Cacimba Nova, no Rio Grande do Norte, segundo informou a reportagem da TV Paraíba.

O presidente da Agência Estadual das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, explicou a situação no canal em Monteiro. “Desde 22 de fevereiro de 2019 que parou o bombeamento. Ou seja, parou o recebimento de água no portal Monteiro. Devido a um problema na barragem de Cacimba Nova, no município de Custódia, em Pernambuco. A barragem teve uma percolação acima do permitido em projeto. Então o Ministério do Desenvolvimento Regional parou de bombear da EBV-3 para a EBV-4 para fazer os reparos necessários nessa barragem.”

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print