Escola Técnica: um novo caminho para o futuro de Serra Branca « de olho no cariri

Banner 768x90px


8 de abril de 2015

Escola Técnica: um novo caminho para o futuro de Serra Branca



Por Clóvis Gaião

A abertura das duas primeiras escolas técnicas estaduais na Paraíba em Mamanguape e Bayeux representa muito mais do que simples obras, mas um investimento na educação e na formação profissional dos paraibanos que vão construir o futuro.

O caminho é longo, mas começa a ser percorrido pelo governador Ricardo Coutinho que tem como meta, neste segundo mandato, entregar mais quatro escolas técnicas (João Pessoa, São Bento, Cuité e Cajazeiras). Mas o trajeto não para por ai. O governo do Estado encaminhou   para o Ministério da Educação (MEC) projeto para construir mais dez delas, das quais o município de Serra Branca está incluído pela sua posição geográfica estratégica e pela necessidade de formar profissionais identificados com a vocação da região como a agropecuária, turismo e comércio.

A chegada de uma universidade ocasiona uma verdadeira revolução social, cultural e econômica em um município. Na região do Cariri, a implantação do IFPB e da UEPB, em Monteiro,e da UFCG, em Sumé, refletiram diretamente na formação de mão de obra qualificada, geração de emprego e no desenvolvimento dos municípios. Afinal, o fator mão de obra é bastante relevante junto com infraestrutura  (estradas e acesso à água) na hora que uma empresa escolhe onde vai se instalar.

Apesar de estar encravada no centro do Cariri Ocidental e de já ter ocupado uma posição de destaque no comércio, na agricultura e na política da região, Serra Branca, não acompanhou o desenvolvimento de municípios como Monteiro e Sumé. Além de gestões pouco eficientes e produtivas e sem uma visão de futuro, a falta de uma instituição superior ou técnica são fatores que também contribuíram para a estagnação econômica verificada nos últimos 30 anos.

A vinda de professores e alunos de outros municípios mantém viva a cidade, seu comércio se fortalece, o setor imobiliário cresce.  Por outro lado,os jovens podem continuar seus estudos onde vivem sem ter que carregar na mala a saudade da família, amigos e as incertezas da vida em uma grande cidade. Quantos pais e filhos tiveram que deixar Serra Branca para “ganhar a vida lá fora”? Quantos amigos e parentes não queriam voltar a morar aqui, trabalhando e contribuindo para o desenvolvimento do seu município?

Diante deste contexto cabe às lideranças políticas de Serra Branca e dos municípios vizinhos, parlamentares, independente da posição política, se unirem para cobrar dos governos a implantação de um instituto técnico no município.  Este é um ano decisivo para que o Brasil e a Paraíba não voltem a um tempo de recessão, desemprego e inflação. É hora de descer do palanque, superar as diferenças, formar consciências e trabalhar pelo desenvolvimento da “Rainha do Cariri”.

A educação é o melhor caminho para o futuro. Como disse o teórico marxista Antônio Gramsci: “O Estado deve ser concebido como um Educador e um povo não se torna independente sem se organizar”.  Essa deve ser a bandeira de luta de todos os filhos que amam Serra Branca e querem com ela crescer e se desenvolver.
PBVEST- Ao tempo em que luta por uma escola técnica, o município de Serra Branca por pouco não perde o pólo do cursinho pré-vestibular do Estado, o PBVEST. De fora do edital deste ano até a undécima hora, o pólo foi mantido graças a sensibilidade do governador Ricardo Coutinho, do secretário de Educação, Aléssio Trindade, do coordenador do programa, Professor Américo e dos apelos deste colunista.

As aulas já começaram  no dia 21 de março na escola estadual senador José Gaudêncio com 100 inscritos, sob a coordenação da professora Jacira Ribeiro e o apoio da diretora Terezinha e das professoras Karina e Simone. Para alunos e professores a conquista de uma internet mais veloz e o acesso a vídeo aulas com os melhores professores da Paraíba, material didático e plantão de dúvidas on line. Chegarão mais fortes na corrida do Enem e construirão bases mais firmes para o futuro profissional.

Diário de Bordo

Certa vez o jurista e ex-ministro Alcides Carneiro, que já foi considerado um dos maiores tribunos do Brasil, estava em um comício em Princesa Isabel quando no momento que iria iniciar o discurso faltou luz.

Enquanto muitos teriam se perturbado, Alcides olhou para o alto e viu o clarão da luz. Inspirado exclamou: Falo sob a luz da lua, que é o castiçal dos pobres! Contado pelo ex-deputado Drault Ernanny no livro “Meninos em vi… e agora posso contar”.



3 opiniões sobre “Escola Técnica: um novo caminho para o futuro de Serra Branca”

  1. Aldo Gaudencio disse:

    Clovis Gaião, você invoca brilhante e oportunamente a população de Serra Branca, e suas lideranças locais, a não deixar escapar mais esta grande oportunidade. Diferentemente de que ocorreu no passado com a UFCG, UEPB e IFPB, não podemos errar ao deixar este importante instrumento de desenvolvimento economico e humano, como é a escola técnica, escapar da nossa cidade.
    Agora é hora das autoridades do momento e lideranças municipais deixarem as brigas partidárias e políticas de lado,e somarem forças numa ação conjunta e efetiva em busca deste grandioso benefício para Serra Branca.

    1. Clóvis disse:

      Tenho certeza Aldo Gaudêncio que com a união de todas as forças políticas e da sociedade estaremos mais fortes para “brigar” para trazer a escola técnica estadual para Serra Branca. Essa é a postura que o município precisa. Estamos mais perto do que longe para essa conquista!

  2. Marcio Bezerra disse:

    Parabéns Clóvis, Em Você Gostar do Nosso Município e dos habitantes que aqui vivem. São pessoas assim como você que contribuem para o nosso desenvolvimento, sem olhar a quem e fazendo para todos! Conte com o apoio dos serrabranquenses, eu sou um deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cwdeolho


  • Quem você gostaria que fosse o presidente da Câmara de Serra Branca a partir de 2017?

    Loading ... Loading ...


Copiright 2014. todos os direitos reservados

Fale conosco

(83) 9 9996 4948

E-mail: sjklebson@hotmail.com

Rua Manuel Duarte, 30, Centro de Serra Branca-PB