Cagepa vai mudar tratamento de água do Açude de Boqueirão para combater cianotoxinas

boqueiraoA proliferação das cianobactérias no açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios, vai fazer com que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) adote nos próximos dias uma mudança no tratamento da água. Agora, o sistema vai passar a usar uma complementação de oxidantes para conter o avanço dos microrganismos e garantir o abastecimento sem possibilidade de contaminação.

A informação foi confirmada pelo gerente regional da Cagepa em Campina Grande, Ronaldo Meneses. Segundo ele, a nova estrutura para combater as cianobactérias já está montada na estação de tratamento Gravatá.

“É uma complementação no tratamento já existente do tipo oxidação, que utiliza o peróxido de hidrogênio para combater e reter os microrganismos que estão surgindo com mais densidade na água de Boqueirão”, afirmou Ronaldo Meneses.

Os testes no sistema são executados por especialistas dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e do laboratório de Ecologia Aquática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Nos testes, o sistema com a oxidação vem se mostrando eficaz, conseguindo reter 100% das cianobactérias da água.

Ainda segundo Ronaldo Meneses, atualmente, os especialistas estão fazendo análises para definir a dosagem correta do produto oxidante que vai ser aplicado durante o tratamento da água.

“A água de Boqueirão não apresenta problema de contaminação atualmente e está dentro dos padrões de potabilidade. O que estamos fazendo é uma prevenção para o caso da densidade desses microrganismo aumentar e as cianotoxinas liberadas ficarem fora do controle estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Água está garantida até janeiro

Ronaldo Meneses também informou que a água presente em Boqueirão é suficiente para garantir o abastecimento como ele ocorre atualmente até os meses de dezembro deste ano ou janeiro de 2017.

A situação mudaria, segundo o diretor, caso o manancial chegue aos 20 milhões de metros cúbicos (m³), que é o nível mínimo autorizado pela Agência Nacional das Águas (ANA), que gere o açude de Boquerião, para captação de água.

“Nós estamos com o racionamento desde 2014. Na última resolução publicada, a ANA estabeleceu que podemos captar água até o reservatório chegar aos 20 milhões de m³. Quando estivermos nessa situação, vamos depender de uma nova resolução da ANA, na qual ela deverá fazer novas análises da qualidade da água e estabelecer outro modelo de captação, reduzindo a quantidade de litros por segundo que retiramos do manancial”, concluiu Ronaldo.

Atualmente, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o açude de Boqueirão conta com pouco mais de 30,7 milhões de m³, ou 7,5%, da capacidade total, que é de 411,6 milhões de m³.

 

De Olho no Cariri

Com Halan Azevedo

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutirlo con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción eréctil sexualmente puede ser ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando que “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualidad calificado revisará su información adicional, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print